Middleware

  • é um software que diferentes aplicações usam para se comunicar umas com as outras.
  • Ele oferece funcionalidade para conectar aplicações de modo inteligente e eficiente, para que você possa inovar mais rapidamente.
  • atua como uma ponte entre diversas tecnologias, ferramentas e bancos de dados para integrá-los perfeitamente em um único sistema.
  • O sistema único oferece um serviço unificado para seus usuários.
  • Por exemplo, uma aplicação de frontend do Windows envia e recebe dados de um servidor de backend do Linux, mas os usuários da aplicação desconhecem a diferença.

Importância

  • começou como uma ponte entre novas aplicações e sistemas herdados antes de ganhar popularidade na década de 1980.
  • inicialmente o usavam para integrar novos programas com sistemas anteriores sem reescrever o código.
  • se tornou uma importante ferramenta de comunicação e gerenciamento de dados em sistemas distribuídos.
  • Os desenvolvedores usam middleware para dar suporte ao desenvolvimento de aplicações e simplificar os processos de design.

Arquitetura de software de middleware

consiste em vários componentes que se comunicam para criar um pipeline de dados (série de etapas de processamento para preparar dados corporativos para análise.).

  • dados migram de uma aplicação de conexão para outra por meio do middleware. O middleware processa os dados para compatibilidade.

Componentes comuns

OBS: interface é a porção do software com o qual o usuário interage

Console de gerenciamento → O console de gerenciamento oferece aos desenvolvedores de software uma visão geral das atividades, regras de software e configurações do sistema de middleware.

Interface do cliente → A interface do cliente é a parte externa do software de middleware que se comunica com as aplicações. Os desenvolvedores usam funções oferecidas pela interface do cliente para interagir com outras aplicações, bancos de dados ou outros microsserviços.

Interface interna do middleware → A interface interna do middleware conecta o software, unindo os vários componentes. Os componentes de middleware usam a interface interna para funcionar de forma coesa com seu próprio protocolo.

Interface da plataforma → A interface do middleware garante que o programa de middleware seja compatível com várias plataformas. Ela contém componentes de software que funcionam com diferentes tipos de sistema operacional.

Gerenciador de contrato → O gerenciador de contrato define as regras para troca de dados no sistema de middleware. Também garante que as aplicações cumpram as regras ao enviar dados com o middleware. Ele envia um alerta, ou uma exceção, para a aplicação quando ela viola regras específicas. Por exemplo, o gerente de contrato retornará uma exceção se a aplicação enviar um número quando uma palavra for esperada.

Gerenciador de sessões → O gerenciador de sessões configura um canal de comunicação seguro entre as aplicações e o middleware. Ele garante que a comunicação flua perfeitamente e armazena registros de atividade de dados para relatórios.

Gerenciador de banco de dados → Alguns tipos de middleware também incluem um gerenciador de banco de dados. O gerenciador de banco de dados é responsável pela integração com diferentes tipos de banco de dados, conforme necessário.

Monitor de tempo de execução → O monitor de tempo de execução oferece monitoramento contínuo de movimentos de dados no middleware. Ele detecta e relata atividades incomuns aos desenvolvedores.

Funcionamento

  • abstrai o processo de comunicação subjacente entre componentes.
  • a aplicação frontend se comunica apenas com o middleware e não precisa aprender a linguagem de outros componentes de software de backend.

Framework de sistema de mensagens

facilita a troca de dados entre aplicações frontend e backend.

fornecem uma interface de comunicação comum para aplicações em diferentes plataformas operacionais e linguagens.

As aplicações gravam e leem dados em um formato padronizado fornecido pelo framework do sistema de mensagens.

  • JavaScript Object Notation (JSON)
  • Transferência Representacional de Estado (REST API)
  • Extensible Markup Language (XML)
  • Serviços da Web
  • Protocolo Simples de Acesso a Objetos (SOAP)

Exemplo de middleware Por exemplo, um servidor web é um middleware que conecta sites ao banco de dados backend. Quando você envia um formulário em um site, seu computador envia a solicitação em XML ou JSON para o servidor da Web. Em seguida, o servidor da Web executa a lógica de negócios com base na solicitação, recupera informações de bancos de dados ou se comunica com outros microsserviços usando protocolos diferentes.

Outras funções do middleware

  • Fornecem um canal de comunicação seguro entre aplicações distribuídas, para que os sites enviem informações confidenciais com segurança para aplicações backend.
  • Gerenciam o fluxo de tráfego e evitam sobrecarregar uma aplicação ou um servidor de arquivos específico.
  • Automatizam e personalizam as respostas à solicitação. Por exemplo, o middleware classifica e filtra os resultados antes de enviá-los para a aplicação frontend.

Middleware de Plataforma

  • permite o desenvolvimento de aplicações, fornecendo um sistema de ferramentas e recursos gerenciados.
  • Desenvolvedores usam middleware de plataforma para compartilhar ou transferir recursos entre aplicações.

Recursos de middleware de plataforma

Ambientes de tempo de execução → Um ambiente de tempo de execução é como um pequeno sistema operacional que permite que um programa de software seja executado. Por exemplo, as aplicações Java devem ser executadas no ambiente do tempo de execução Java. Desenvolvedores podem usar o AWS Lambda para configurar um ambiente de tempo de execução para qualquer linguagem de programação.

Servidores da Web → Um servidor da Web é um programa de computador que recebe, processa e responde a solicitações de sites. Os desenvolvedores da Web usam o Amazon Lightsail para hospedar e gerenciar servidores Web para aplicações simples.

Sistemas de gerenciamento de conteúdo → O sistema de gerenciamento de conteúdo é um software que cria, modifica, armazena e publica informações digitais. Por exemplo, o WordPress é um sistema de gerenciamento de conteúdo de código aberto para a criação de sites.

Contêineres → Um contêiner é um pacote pronto para implantação dos códigos da aplicação e dos recursos necessários. Desenvolvedores usam o Amazon Elastic Container Service (Amazon ECS) para implantar, gerenciar e escalar aplicações em contêiner.

Middleware na computação em nuvem

A computação em nuvem envolve a criação e a implantação de aplicações nativas da nuvem em diferentes infraestruturas.

  • Os desenvolvedores usam middleware para acessar recursos de nuvem sem serem sobrecarregados pela complexidade de gerenciar as infraestruturas.
  • Os desenvolvedores implantam aplicações em nuvem em contêineres em uma hospedagem baseada na nuvem escalável, como o Amazon Elastic Compute Cloud (Amazon EC2).

O Middleware é um software que atua como uma camada intermediária entre diferentes aplicações e sistemas. Ele se comunica com as diferentes camadas do modelo OSI para garantir que os dados sejam transmitidos corretamente entre as diferentes aplicações.

Quando as aplicações se comunicam, o Middleware recebe os dados e os processa, garantindo que eles estejam em um formato compatível com a aplicação de destino. Ele então os encapsula em um pacote e os envia para a camada de transporte do modelo OSI. A camada de transporte é responsável por garantir a entrega dos dados, e o Middleware ajuda a garantir que os dados sejam entregues de forma confiável e eficiente.

O Middleware também pode se comunicar com a camada de rede do modelo OSI para determinar a melhor rota para transmitir os dados. Ele pode usar diferentes protocolos e tecnologias de rede para garantir que os dados sejam transmitidos com eficiência e segurança.

Em resumo, o Middleware atua em várias camadas do modelo OSI para garantir que os dados sejam transmitidos corretamente entre diferentes aplicações e sistemas. Ele ajuda a garantir a eficiência, segurança e confiabilidade da comunicação de dados.

Questão para praticar


Para cada aplicativo é oferecida a mesma interface. O sistema distribuído fornece os meios para os componentes de um único aplicativo distribuído se comunicarem entre si, mas também para permitir que diferentes aplicativos se comuniquem. Ao mesmo tempo, ele oculta, da melhor forma e razoavelmente possível, as diferenças de hardware e sistemas operacionais de cada aplicativo. Esse mecanismo de abstração, organizado como uma camada de um sistema distribuído, que se estende por várias máquinas e oferece a cada aplicação a mesma interface, é chamado:

A) Socket

B) Middleware

C) API

D) HTTP

E) RPC

Fontes do conteúdo resumido



Resumo feito em 4 de junho de 2023, para a prova da matéria Servidores de Aplicação.


Pode haver alterações futuras!

Postar um comentário

0 Comentários